O robô explorador mais sofisticado já enviado ao espaço deve chegar a Marte esta quinta-feira (18/02), após uma jornada de quase 480 milhões de km, iniciada em julho de 2020.
A missão Perseverance da Nasa, agência espacial americana, pousará na superfície marciana com o auxílio de uma espécie de guindaste aéreo.
Mas antes precisa sobreviver aos chamados “sete minutos de terror”, o período de entrada e descida na atmosfera marciana, quando a temperatura e o risco são máximos.
O antecessor do Perseverance foi o robô Curiosity, que pousou em um local diferente do planeta em 2012 e ainda está em operação.
Ele confirmou que existiram condições de vida em Marte. E o Perseverance vai agora dar o próximo passo e tentar responder uma das grandes questões da astrobiologia: há sinais concretos de vida microbiana passada em Marte?
O robô também coletará amostras de rochas que serão trazidas à Terra no futuro e testará tecnologias pioneiras para uma eventual presença humana no planeta vermelho.
É que o Perseverance, que tem o tamanho de um carro e pesa cerca de uma tonelada, conta com novos instrumentos, cerca de 20 câmeras, um helicóptero e até microfones.
Fonte:
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2021/02/18/como-sera-a-missao-do-perseverance-o-robo-explorador-da-nasa-que-chega-a-marte.ghtml