O primeiro parceiro da Doctor Stem no Brasil está em Itapema. Em 2016, a escola Unificado buscava implantar atividades diversificadas voltadas para os alunos do período integral. “Parece até ironia porque, nesse momento, a Doctor Stem chegou até nós, oferecendo esse modelo lúdico, que mexe com o cognitivo. Sabíamos que ia provocar o aluno, fazendo ele se sentir motivado e instigado”, conta o vice presidente da unidade, Helle Borges de Lima.
Helle considera que esse “aprendizado significativo” é um novo caminho para a educação, capaz de acompanhar a evolução do mundo a nossa volta, e equilibrar o protagonismo tanto de professores, quanto de alunos. Na escola de Itapema, a Doctor Stem atua de duas formas: faz parte da grade curricular dos alunos matriculados em período integral, e como uma oficina extraclasse opcional, para estudantes de meio turno. “Os alunos se encantaram desde o primeiro momento. Hoje, esse serviço é um diferencial e um atrativo para novos alunos, sem dúvida alguma”, pontua.
O educador e gestor escolar lista os benefícios que pôde perceber, desde a implantação do projeto piloto: melhora no aspecto motivacional do aluno; na evolução da capacidade de resolver problemas; e, em terceiro lugar, no aumento da concentração e da organização. “Fico pensando a longo prazo: quanto esse aluno será capaz de trazer o conhecimento Stem para a vida? Estamos falando de formar uma nova geração de pesquisadores, cientistas, tecnólogos, matemáticos, áreas que são carentes de profissionais no Brasil. É algo muito transformador, que convido a todos pra vir e ver acontecer”, instiga Helle.
A experiência bem sucedida vai ser ampliada no segundo semestre de 2017: o Unificado vai abrir as portas para receber alunos exclusivamente para as oficinas da Doctor Stem, sem a necessidade deles serem matriculados na escola. “A procura cresce naturalmente e já estamos avaliando a implantação nas outras unidades da região, porque é um programa que agregou muito à nossa escola, no sentido de tornar significativo o que o aluno faz aqui”, disse. Para o educador, a Doctor Stem é uma metodologia de ensino capaz de fazer uma transposição didática do que se vê nos livros, para a realidade. A franquia também atua na escola Liceu Catarinense, de Itajaí, e na escola Energia, de Balneário Camboriú e tem como meta levar seu modelo de ensino a todo o país.