SpaceX começa hoje aventura com meta de enviar 1 milhão a Marte!
Maio 27, 2020

É possível desenvolver competências com o ensino online?

Muitas mudanças ocorreram nos últimos meses devido a pandemia. Uma das mais impactantes diz respeito as relações entre as escolas e as famílias.

 

Da noite para o dia, 48 mil escolas foram fechadas no Brasil, nossos filhos tiveram que ficar em casa e toda a família precisou se adaptar para participar de aulas online.

 

Muito já foi falado sobre as dificuldades em transmitir todo o “conteúdo” esperado no modelo virtual. Existem muitos desafios a serem transpostos, como a escolha da plataforma ideal, a dificuldade de professores em se adaptar a aula online, problemas de conexão com a internet, distrações domésticas ou a impossibilidade dos pais em acompanhar seus filhos durantes as aulas.

 

Mas essa crise também apresentou uma oportunidade para desenvolver a capacidade de resolver problemas, visto que, em muitos casos, as famílias e os próprios alunos precisaram “se virar” na busca pelo conhecimento dos filhos.

 

Se foi uma maioria ou minoria que aproveitou para desenvolver essa competência, somente um estudo aprofundado poderia dizer.

 

O fato é que resolver problemas é uma competência que vale para a vida. Nos deparamos com problemas todos os dias! Temos que tomar decisões a todo momento!

 

Se consideramos a opinião de especialistas que defendem que é menos complicado ensinar conhecimento online do que competências, então veremos que a continuidade do isolamento amplia o desafio de desenvolvimento dos nossos filhos.

 

Então, soluções como o STEM Box, desenvolvido pela Doctor Stem, podem fazer toda a diferença na vida do aluno.

 

Stem Box é uma caixa com componentes e materiais cuidadosamente escolhidos para que nossos alunos possam desenvolver soluções para os desafios maker sem sair de casa.

 

Durante as atividades, nossos professores atuam como facilitadores e procuram fazer perguntas chaves para que os alunos criem as suas próprias soluções, relacionando os conceitos teóricos e a realidade da tecnologia apresentada.

 

Isso permite flexibilidade ao aluno na hora de criar seu protótipo, mas também garante o desenvolvimento das mesmas habilidades pensadas para os desafios presenciais, como a resolução de problemas, a criatividade, a resiliência entre outras.

 

Todos as atividades podem ser assistidas de forma online ao vivo ou gravada.

 

O Stem Box foi nossa resposta ao desafio de desenvolver competências de forma online.

 

E como vocês sabem, a gente adora um desafio!

Doctor Stem Chat
Send via WhatsApp