Conheci a DoctorStem há quase três anos. Como educador que sempre acreditou em uma educação transformadora a partir do desenvolvimento de projetos, foi amor à primeira vista. Me saltou os olhos ver a qualidade do planejamento acadêmico de cada uma das fases do projeto. Era coisa fina, meticulosamente engrenada. Não pensei duas vezes e abri espaço em nossa unidade para uma aposta que rapidamente se tornaria um dos diferenciais do nosso Ensino Fundamental. Ter o aluno como ator permanente de cada etapa, explorando conhecimentos amplos de Ciência, tecnologia, engenharias e matemática era um ganho rico e inimaginável.
Ao olhar para trás, vejo o quão foi acertada tal decisão e hoje nos orgulhamos de ter um projeto tão transformador em nossa escola. Em dois anos incorporada ao currículo de nosso contraturno, nossos alunos já desenvolveram dezenas de atividades lúdicas-pedagógicas. Produziram foguetes, navios, aviões, carrinhos, gamers, robôs e uma outra infinidade de projetos que encantam e mexem com o imaginário da criança.
Não tenho qualquer dúvida em afirmar que a criança ao ter contato com tal dinâmica desenvolve intensa capacidade de liderança, trabalho em equipe e torna-se um resolvedor de problemas.
Do ponto de vista social, em um país carente de profissionais nas áreas de tecnologia e engenharia a DoctorStem representa, de uma forma simples, a esperança de que projetos educacionais dessa natureza podem despertar o interesse e preparar o país para um real desenvolvimento. Quem sabe a partir dessa premissa não nos tornemos de fato “o País do Futuro”. O Colégio Unificado com a soma de seus valores, de seus profissionais e de projetos como esse marca seu espaço na sociedade e exerce sem reservas o seu papel de vanguarda.
Helle Borges
Diretor do Colégio Unificado
Unidade: Itapema