“Quando incentivamos a criatividade, os alunos passam a descobrir do que gostam e quais são os seus potenciais”, aponta a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora-geral da Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. A organização é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo (USP) uma grande mostra de projetos.
O incentivo ao mergulho no universo científico vem crescendo também aqui, em Santa Catarina. O tema se tornou tão relevante que escolas catarinenses começam a investir em modelos de ensino extraclasse, que proporcionem vivência prática e contínua da exploração científica na sala de aula.
Um exemplo de como agregar isso no dia a dia dos colégios, é o serviço prestado pela franquia catarinense Doctor Stem, fundada em 2015 pelo paulistano Guerino Palucci, na cidade de Balneário Camboriú. “Nas atividades que propomos, os alunos podem vivenciar uma Feira de Ciências a cada nova semana. O nosso grande desafio é contribuir para tornar a cultura do ensino prático uma realidade nas escolas brasileiras, ensinando crianças a resolver problemas do mundo real”, anseia Guerino.
O empresário foi responsável por trazer para o Brasil um método pioneiro de ensino “mão na massa”. A empresa aplica o modelo interdisciplinar norte americano, o chamado Stem Education (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), aos processos de Design de Engenharia. Guerino explica que o projeto criado pelo aluno o estimula a aprender de uma forma diferente da tradicional, desenvolvendo muitos potenciais, entre eles o do empreendedorismo e o gosto pelas áreas científicas e de engenharia, que ainda desperta interesse de poucos profissionais no Brasil.
Na visão do empreendedor, perceber a capacidade de pequenos e jovens estudantes de planejar, criar e defender suas ideias, é aprimorar e valorizar suas habilidades, trazendo diversão e simplicidade para o ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – que são as disciplinas que compõem o método Stem.