Escolas catarinenses apostam em novos modelos de ensino extraclasse, para oferecer aos estudantes a oportunidade de aprender a teoria, brincando!
Em 2015, a empresa catarinense Doctor Stem trouxe para o Brasil modelo norte americano de ensino baseado na integração das disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, o chamado Stem Education. Com essa iniciativa, está proporcionando a estudantes catarinenses a oportunidade de integrar criatividade, modernidade e diversão ao jeito tradicional de ensinar.
A proposta é transformar a teoria em algo desafiador e palpável, para então, torna-la compreensível. Como? Imagine que ao invés de ficar sentando em uma cadeira ouvindo o professor falar sobre as Leis do Movimento de Newton, os estudantes possam ver como elas funcionam na prática. Essa abertura para o aluno de fato participar apresentando suas ideias e propondo soluções a cada novo desafio, atua na chamada educação protagonista, que busca uma comunicação horizontal entre professores e alunos. É aí que a teoria é, de fato, praticada pelos alunos, e com um princípio que não pode faltar em nenhuma atividade: a diversão!
O resgate à essa habilidade natural de descobrir através da curiosidade, de montar e desmontar coisas, entender como tudo funciona e experimentar o novo, é o mote da empresa. As propostas são baseadas no conceitos das disciplinas STEM, mas vai além ao somar a essa abordagem interdisciplinar o Processo de Design e Engenharia (EAD) e também a Engenharia Interativa. Essa práticas, somadas, é o que torna a inciativa da empresa catarinense única no país. “Colocar a mão na massa mantém o interesse das crianças em construir e desmontar coisas, ajudando no desenvolvimento de novas habilidades, como raciocínio lógico, organização, planejamento, e também ajudando o aluno a descobrir suas aptidões”, afirma do fundador da Doctor Stem, Guerino Parucci.