N.A.S.A – Nós Aqui Sonhamos Alto!!!
Fevereiro 6, 2020
Science and Math na veia!
Fevereiro 28, 2020

Sua profissão pode desaparecer até 2030!!

Nos anos 80, me lembro de estar trabalhando na frente de um terminal de tela verde e programando DOS para gerar relatórios incríveis. E eu era uma fera nisso e, naquela época, saber programar no MS-DOS diferenciava o profissional.

 

 

Mas o tempo passou, a Microsoft evoluiu e lançou o Excel, no final dos anos 80. Programar MS-DOS se tornou obsoleto.

 

 

O Excel possuía diversas ferramentas financeiras avançadas, além de infinitas possibilidades de programação, para os mais variados fins, desde uma organização simples de uma planilha de gastos até um controle rígido e complexo de estoque em uma grande empresa. Tudo isso sem muito esforço e com passos relativamente simples, num ambiente que sequer parecia um ambiente de programação.

 

 

Essa mudança durou cerca de 10 anos, mas me obrigou a me reinventar para me manter no mercado de trabalho.

 

 

A diferença entre o que aconteceu comigo e o que acontecerá com o profissional do futuro está na velocidade que essa mudança irá acontecer.

 

 

Um estudo da “McKinsey Global Institute” aponta que 50% das atividades atuais de emprego tem potencial para serem automatizáveis até 2030.Isso quer dizer que em uma década, potencialmente, 50% das pessoas terão que buscar um emprego totalmente diferente do atual.

 

 

E a velocidade da mudança só tende a aumentar. Especialistas em mercado de trabalho apontam que um aluno que está entrando hoje na escola, deverá passar por pelo menos 5 profissões diferentes durante sua carreira.

 

 

É fato! Graças à automação e às forças da globalização, a vida profissional passa a ser impermanente e se tornará cada vez mais imprevisível.

 

 

Isso é assustador, mas também pode ser libertador!Ao menos para aqueles que estiverem dispostos a assumir o controle!

 

 

A  chave para um profissional ter sucesso no futuro será a adaptabilidade, a vontade de aprender coisas novas e a capacidade de se adaptar as novas demandas de mercado.

 

 

Para manter a empregabilidade, será preciso refletir e ampliar as opções de carreira, coerentes com os objetivos de vida. Será necessário buscar, das mais diferentes formas, o desenvolvimento das novas competências e habilidades que serão exigidas em futuro em constante mutação.

 

 

Nesse novo mundo, a capacidade de aprender é mais importante do que o conhecimento e se adaptar será mais importante do que saber.

 

 

Se preparar para esse futuro significa ir muito além de aprender programação, robótica ou modelagem 3d.

 

 

Essa geração poderá ser high tech e high touch, mas precisará aprender a se conectar, a ser autodidata, a resolver problemas, ser criativo, a buscar soluções baseadas em análises e não temer a tecnologia.

 

 

Esse é um caminho sem volta! E nossos alunos estarão preparados para fazer parte dele!

 

Guerino Parucci

CEO – Doctor Stem

Doctor Stem Chat
Send via WhatsApp