15 voltas no planeta por dia! Conheça a ISS
outubro 25, 2017
Kiddle para crianças: buscas com segurança na web
outubro 29, 2017

Por que a Lua fica laranja de vez em quando?

Talvez você tenha percebido que, em alguns momentos, a Lua ficou com um tom mais avermelhado (ou alaranjado). Sabe por que isso acontece? Antes da explicação, é bom lembrar que a Lua reflete a luz branca que vem do Sol —que é formada por ondas de vários comprimentos, portanto, formada por várias cores.  Embora nosso satélite pareça muito brilhante, reflete apenas 6,7% da luz que recebe do Sol.

Simulação da variação de tons da Lua durante a fase de totalidade

A coloração alaranjada acontece ao anoitecer e ao amanhecer, da mesma maneira que vemos o Sol ou céu nesse horário. Quando nasce, a Lua está tão próxima do horizonte, que a luz por ela refletida precisa passar por uma espessa camada de atmosfera terrestre, antes de chegar aos nossos olhos, diferentemente do que acontece quando o satélite aparece alto no céu, onde o ar é mais rarefeito.

No caso da Lua (e até o Sol) próxima do horizonte, a atmosfera mais densa “absorve” a cor verde, azul e violeta e deixa passar somente os tons vermelhos. O tom avermelhado fica mais intenso quando há partículas de queimadas, erupções vulcânicas ou poluição na atmosfera.

Agora, quando ela está bem no alto do céu, a luz refletida conserva a cor original, que é o branco (reunião de todas as cores). Isso porque o ar rarefeito das altitudes elevadas faz com que a perda das tonalidades azul, verde e violeta sejam pequenas.

As partes mais brilhantes de sua superfície são as regiões mais altas e com crateras, compostas de rochas ricas em cálcio e alumínio. As regiões mais escuras são zonas mais baixas, chamadas ‘mares’, compostas de rochas basálticas que refletem muito pouco a luz, daí sua cor acinzentada.

(Fonte: UOL Notícias)

Doctor Stem Chat
Send via WhatsApp