Brincando de cientista ou engenheiro: descubra novas opções para as férias do seu filho
dezembro 4, 2017
Construa o presente de Natal do seu filho
dezembro 15, 2017

O menino inventor

Matheus Millan Testoni é um garoto engenhoso. Ao entrar na sua casa, entramos também no seu universo de criatividade, invenção e muito espaço para sua imaginação. O incentivo dos pais ao desenvolvimento dessa habilidade natural é perceptível em cada projeto mostrado com cuidado, em cada espaço da prateleira reservado e material disponibilizado para que ele pudesse concretizar seus protótipos. Suas construções de menino inventor – que são muitas – se transformaram na própria decoração do quarto de Matheus, que é aluno da Doctor Stem.

 

Conhecendo um pedacinho dessa história, fica fácil entender o feito deste pequeno engenheiro de 12 anos, que construiu um brinquedo inspirado numa montanha russa chamada “Bobsled”. A versão de Matheus tem 8,5 metros de cumprimento e foi construída na sua própria casa.

“Foi a melhor oficina do ano pra gente, achei legal continuar e meu pai me ajudou”, conta o estudante

Em novembro, durante a oficina de “Engenharia Civil” da Doctor Stem, o aluno do Colégio Energia (Balneário Camboriú) concluiu seu protótipo inicial com direito a looping e funcionamento impecável. “Foi a melhor oficina do ano pra gente, achei legal continuar e meu pai me ajudou”, conta o estudante. Logo depois, Matheus fez um vídeo incrível para mostrar uma melhoria feita por sua própria iniciativa no projeto. Sua produção chamou atenção e fomos lá conhecer ela de perto.

 

Com base nos conceitos apresentados na oficina Doctor Stem e com mais algumas caixas de papelão, tubos de isopor, cola quente e muita criatividade – Matheus continuou a construção, fazendo uma melhoria na montanha russa que hoje faz parte da escada da sua casa. Mais uma vez não faltou incentivo dos seus pais na compra dos materiais que faltavam, na ajuda na hora de montar a expansão do projeto e se divertir com a criação de Matheus. Hoje, a montanha russa que virou um brinquedo para sua irmã Martina, de 4 anos, é também motivo de orgulho para seu pais Cristina Millan e Marco Aurélio Testoni. A mãe conta que assim que ficou pronta, a montanha “foi a atração da casa”.

 

O menino inventor é o engenheiro de uma montanha russa de 8,5 metros de cumprimento que percorre o trajeto entre a estrutura e a escada em 8,29 segundos. Isso quer dizer que a bolinha atinge uma velocidade média de 3,5 quilômetros por hora no percurso. Mais que funcionar e divertir, atividades como essa desenvolvem inúmeras habilidades e novas inteligências nos estudantes. E olha que o Matheus diz que não gosta muito de estudar… Deve ser porque ele nem perceba que está estudando e aprendendo quando está se divertindo com os desafios mão na massa da Doctor Stem.

Doctor Stem Chat
Send via WhatsApp