“O que diferencia os homens dos meninos é o tamanho do brinquedo”.
Março 10, 2019
Educação Maker e as Competências do Futuro!!
Abril 13, 2019

A Importância do Erro no Aprendizado!!

Me chamo Julia, tenho 23 anos sou Youtuber, recém formada em Engenharia de Computação, estou finalizando minha pós graduação em Ludopedagogia e neste ano iniciei meu mestrado em Educação.

Durante os últimos 5 anos eu dediquei maior parte do meu tempo como pesquisadora da Universidade na qual fiz minha graduação, trabalhei em projetos de pesquisa que envolviam ensino, pesquisa e extensão, no Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação – LITE, a fim de trazer para a sala de aula a cultura Maker, a tecnologia e a brincadeira tudo junto e misturado. E foi por conta desse meu envolvimento com tecnologia e criatividade que conheci a DoctorStem

Na DoctorStem eu pude conhecer e aplicar em sala de aula o Ciclo de Design de Engenharia (PDCA) com as crianças, pude ver na prática como este método traz enormes ganhos para o aprendizado das crianças. Conforme as aulas vão passando o PDCA ajuda os estudantes a entenderem a importância da pesquisa, experimentação e cada vez mais questionam os resultados obtidos nos experimentos.

O que mais gosto no modelo de aulas da DoctorStem como o PDCA exercita a resiliência, toda vez que um projeto não funciona da maneira que o estudante deseja, ele é incentivado a procurar novas soluções para o problema.
No inicio é difícil superar o erro e entender que o erro faz parte da construção do conhecimento, mas conforme as aulas vão passado, o erro se torna parte do cotidiano dos estudantes e logo eles passam a encara-lo de uma maneira diferente, não mais como o símbolo de fracasso mas sim como parte da atividade e um desafio a ser superado.

No exercício da minha formação como engenheira, percebo que o erro é parte da vida de todo engenheiro, na verdade estamos sempre procurando erros, queremos sempre melhorar o que construímos e encontrar um erro não é algo triste, pois nos faz melhorar ainda mais o produto antes de coloca-lo no mercado. Portanto os melhores engenheiros são aqueles que encontram com mais facilidade os erros e que com mais agilidade conseguem encontrar soluções para contorna-lo.

E falando sobre erros, os vídeos que fazem mais sucesso no meu canal são os que estou justamente enfrentando erros durante a construção das minhas invenções. É normal que ao construir um projeto tenha que se fazer vários ensaios e testes do funcionamento, e nem sempre os testes resultam em operações que eu esperava, sendo muitas vezes até cômico de se assistir. Gosto de compartilhar meus erros, gosto de mostrar que no processo de aprendizado todos somos iguais e que só enfrentando os erros, de preferencia com muito bom humor, podemos construir tudo que sonhamos.

Doctor Stem Chat
Send via WhatsApp